domingo, 10 de dezembro de 2017

Radiohead: Meeting People is Easy

Há um tempo baixei o documentário do Radiohead Meeting People is Easy, por puro saudosismo. Então, dia desses assisti.

Estou me especializando em resenhar documentários, né? rs

Lembro de ter visto ao documentário no Lado B, programa indie da MTV nos anos de 1990, mas eles não passaram inteiro, o doc tem 1h37 enquanto o programa da MTV contava com apenas 1 hora. Então, assisti a uma edição do programa. Nunca tinha assistido inteiro até então, talvez porque tenha pensado na época que era o programa inteiro, o certo é que vi inteiro e infelizmente a gravação que baixei estava com o som fora de sincronia, um crime em se tratando de Ok Computer, que é praticamente toda a trilha sonora do documentário.

Meeting People é sobre a turnê de divulgação de Ok Computer do Radiohead, mais especificamente sobre a parte da turnê em que havia uma comoção com o álbum e com a banda.

Assistir nos anos de 1990, em 1998, 99 era sagrado, era assistir balbuciando as músicas como um mantra, era assistir com toda a vontade do mundo, torcendo para que a turnê viesse ao Brasil e aumentasse meu fanatismo pela banda.

Lembro quando comprei e ouvi pela primeira vez Ok Computer foi simplesmente um cartase, cada som ouvido, cada música era algo divino, era algo mágico e eu estava embebecida com o que meus ouvidos sentiam naquele momento. Cada letra, cada música e eu parecia entrar num  transe. Parece até loucura, mas me lembro como eu ouvia e ficava vidrada com as músicas, em especial por Paranoid Android que pra mim era tudo de novo, de louco, de grande de... de... sem palavras, só sentimentos.
E assistir ao documentário era simplesmente especial e ver fanaticamente a banda viajando por tantos locais e não pelo Brasil, ainda. Era assistir como quem assisti a um culto, uma missa e fica só ouvindo e levando consigo o que havia de melhor, um sentimento de gratidão em poder ver - já que era tão difícil assistir em qualquer outro lugar porque era VHS e teria que comprar um pirata na Galeria do Rock.
Lembro que na edição da MTV terminavam com a cena que Ed O'Brien tenta consolar as japonesas que se despedem deles e ele dizem "Voltamos em 2 anos" e eu só pensava e agente???

A gente só em 2009, mas valeu muito a pena, foi um show inesquecível na Chácara do Jockey, ainda mais que foi um dia depois do meu aniversário. Pulei, cantei, gritei, tirei fotos com meus amigos e foi inesquecível! 


Vendo inteiro agora a Meeting People, assisti com calma, friamente e vi melhor o que a banda sofria com as intermináveis entrevistas para rádios, as intermináveis viagens e até Thom Yorke ser barrado pois não achavam que ele era da banda, apesar que ele estava com Michael Stipes, do R.E.M., acredito que era um show do R.E.M., então.
As intermináveis fotos.

Mas uma coisa eu senti do mesmo jeito, a gravação de No Surprises, o vídeo, senti a mesma aflição que da primeira vez em ver Thom Yorke quase se afogar pra fazer o clipe.

Hoje eu vejo o documentário como uma denúncia de como é estafante a vida em turnê e como é ganhar vários prêmios sem entender bem porquê, pelo menos é a impressão que dá quando falam das premiações. E isso me lembra o Nirvana e Kurt Cobain.
Acho que muitos artistas quando a fama se torna tão grande começam a pensar "calma, aí! quero minha vida de volta!". Diferente de muita  gente que sobe à cabeça.
Meeting People is Easy é sobre isso. É muito fácil conhecer pessoas como diz o título difícil é viver para isso.

Acredito que hoje o Radiohead não sofra mais desse mal o auge da loucura da mídia e dos fãs passou (eu acho), e acredito que o show deles ano que vem aqui seja menos frisson, pelo menos para os que viram em 2009, mas na verdade veremos uma banda madura, que passou por essa loucura e continuou a se reinventar, que continuou em frente, passando por cima de todas a fama frenética que tiveram e que sabiam que era passageira e por isso continuaram na estrada do seu modo com mais cautela e mais sabedoria.