terça-feira, 16 de setembro de 2014

Guerra Santa, again... ou Manic Train Preacher

Lembram da minha postagem chamada "Guerra Santa"?

Aqui está o link, vão na postagem exatamente com o nome acima.

Outra vez encontro um pregador no trem, mais um "manic train preacher", ainda se fosse o Manic Street Preachers eu me divertiria a valer no trem! rs (sonho meu... sonho meu...)

Bem, desta vez estava na estação Tatuapé e, como estava no Expresso pro Inferno, digo, Expresso Leste, a próxima parada seria só em Itaquera... mais ou menos de 10 a 15 minutos depois de entrar no trem no Tatuapé.

O cara entrou e começou a falar que não queria falar de igreja e sim de Jesus, de Deus... sem nomear nada. Eu peguei meu livro e fui ler, não tenho paciência, vocês sabem...

Só sei que uma mulher sentada do lado oposto ao meu começou a achar ruim dizendo que ele falava mal das outras igrejas - bem, eu realmente não ouvi, porque tinha abstraído o cara enquanto lia meu livro. Essa mulher eu vi que ela e o neto - ou filho - entraram no Brás (eu peguei o trem na Luz). E uma grande parte das pessoas entraram no Brás, até estranhei e pensei: mas tem loja aberta hoje?

Mas aí eu entendi porque tanta gente pegou em pleno domingão à tarde no Brás: aquele templo na Av. Celso Garcia, o famoso que foi inaugurado esses dias...
O "preacher do train" começou a falar e falar com essa mulher, os dois discutindo: ela dizia que ele poderia falar de Deus, mas não mal da igreja dela e ele se esquivava dizendo que não tinha falado mal de nenhuma igreja, apesar do Ed Mac cobrar 50 reais para se entrar no "Templário" - foi ele quem disse...
Aí ele despertou a fúria de outra mulher que estava sentada no banco atrás do meu:
 
- EU ACABEI DE SAIR DE LÁ AGORA! JÁ FUI QUATRO VEZES E NUNCA ME COBRARAM NADA! VOCÊ É UM MENTIROSO DIFAMADOR!

E aí as duas brigavam com ele e ele não conseguia nem abrir a boca pra se defender (primeira vez que vi um pregador não conseguir se defender, sim, eu me diverti com isso... porque de Paulo de Tarso ele não tinha nada...).
Elas não o deixavam falar... E outro rapaz sentado no chão mandou todos se f...
Ele começou a brigar com todos:
 
- EU TRABALHEI O DIA TODO, ESTOU CANSADO E AGORA CHEGO NO TREM E TENHO QUE ATURAR O SENHOR FALANDO O QUE ACHA QUE É CERTO SEM SABER SE QUEREMOS OUVIR OU NÃO? VOCÊ ACHA QUE É MAIS IMPORTANTE QUE DEUS, QUE JESUS PRA SABER QUEM É CERTO QUEM É ERRADO???
 
E o homem tentava se defender, mas não sabia pra onde correr, percebi que ele se surpreendeu com essa atitude do pessoal, eu também, mas pensei: se o cara fosse da igreja deles, todo mundo ficava queito e aturava... mas como ele mexeu no calo da turma... se falasse mal de católico, espírita e macumbeiro (palavras do pregador e das mulheres ao se referirem às religiões afrobrasileiras) aí estava tuuuuuudo bem... poderia fazer isso, tinha o aval dos fanáticos da nossa versão do talibã...
 
Ele tentava convencer e dizia que ia descer em Itaquera e logo descia - é né? - e o rapaz dizia que também desceria lá e que queria sossego... mas as duas mulheres continuaram a falar, falar, falar: que era problema delas se davam dinheiro pra igreja (se entregaram!) e que era o dízimo, que está na Bíblia que não se pode falar mal da igreja dos outros no trem (essa eu quis rir, juro! a Bíblia tá bem modernizada, né? rs).
Começou uma discussão de se é proibido falar de Deus no trem (o pregador falou que Deus não é proibido), eu quase pensei em entrar na discussão e dizer: é proibido qualquer tipo de culto.
E o rapaz:
 
- EU PAGUEI PARA ANDAR NESSE TREM E EXIJO SER RESPEITADO!
pastor: Eu também paguei, não estou aqui de graça...
rapaz: o problema é seu! vão todos vocês tomar no c*, vão se f*der!
 
E as duas: mas não é proibido falar de Deus... o problema é falar mal da Uni (mééeee!)! Eu sou da Uni (méeee!) e se eu quero ir lá, ninguém tem nada com isso!
 
A moça sentada do meu lado, na janela, cheia de pacotes (será que ela achou aberta alguma loja? rs) começou a gritar (tem que ser do meu lado...):
- CALA A BOCA TODO MUNDO! EU QUERO DORMIR E VOCÊS NÃO DEIXAM! CALA A BOCA! CALA A BOCA!
 
Ninguém calou, mas chegamos em Itaquera e o pregador saiu, foi pro outro vagão, não embora como disse, o rapaz também se foi, sorte a dele, porque as duas fanáticas não pararam de falar mais...  falavam como matracas e não pararam mais, já que se tornaram, ali, grandes amigas de fé...
 
E ainda bem que consegui abstrair mais uma vez e ir pra Nárnia que era bem melhor... prefiro a Feiticeira Branca...