sexta-feira, 28 de maio de 2010

A Professora Muquirana e a Eventual Acéfala & outras histórias do triste quadro do magistério do Estado de SP

Tem coisas que me revoltam muito.
Eu nasci revoltada e devo morrer revoltada.
Eu reclamo sempre das condições de trabalho das escolas do Estado, mas também mostro o outro lado, o lado negro da força, das mesquinharias que tornam o "Império" mais forte e, nós, rebeldes com causa, mais desacreditados.
Já contei aqui a história da Velha Muquirana e ela continua a aprontar, infelizmente (pra nós da escola) ela inda não se aposentou e fica lá se queixando. Votande de dar uma voadora naquela velha reclamona!

Pois bem, ela sempre reclama, fala que os professores deveriam se unir "precisam fazer alguma coisa, aonde isso vai parar?" e outras baboseiras dignas de quem dá nota até pra aluno desistente, só pra não ter trabalho nenhum em reunião e etc e continuar falando mal dos alunos como se fosse uma professora exemplar.

Daí veio a greve, ela não reclama tanto? Está aí o momento para se reunir e lutar por seus direitos, certo?
ERRADO!!!!
A dona muquirana não fez greve, porque precisa dar dinheiro na igreja ($$) na qual participa. Dizia: "ah, mas eu tenho minhas obrigações com a igreja, depois quem vai me ajudar?"
Eu eu respondo: não seria a igreja? Afinal, templos idôneos ajudam seus fiéis em momentos difíceis.
Duas professoras protestantes disseram isso pra ela, pois as igrejas delas pregam isso.
A velha pão dura ficou brava! (infelizmente eu não estava lá pra dar minha "cortada mortal" nela...)
Começou a discutir com os professores, só que ninguém a estava obrigando a fazer greve, é escolha de cada um, no fundo ela se sentia culpada por não participar, talvez ou sabia que os motivos dela eram muito fajutos e ainda emendava "eu sempre fiz greve!" mentira, porque eu nunca vi... agora quer o quê? que incorporem as gratificações do salário para ela se aposentar com um salário um pouquinho mais alto - a bisp*... agradeceria... -, mas ela nunca trabalhou pra isso... acho que o salário que ela receber quando se aposentar vai ser melhor do que ela mereceria.

Depois disso ela dá aulas e fica na dela.
Um dia infernizava com as lamentações dela a inspetora, que saiu correndo da mesa dela e falou que não aguentava mais aquela mulher na secretaria resmungando. Ninguém aguenta a chatice e caduquice dela! Ela dificilmente fica na sala dos professores, o que é ótimo, econimiza meu estress e dos outros.

Uma figura insuportável na escola é uma nova eventual.
Se eu a chamar de ameba, vou estar xingando a ameba...
Ela só denuncia o estado que chegou a educação, porque se alguém que está se formando (!!!) em Artes e será professora está assim, então a educação acabou mesmo, apagem logo a luz!
Ela chama todo mundo de "mano", começa aí... daí pra um 'aí é pobrema...' ou "craro, você queria o quê?"
Entre outras bizarrices (não saberia nomear de outra forma).
Alguém que sai de uma faculdade (???) assim, é porque a coisa é muuito grave e só tem a piorar.
Imagine seu filho, sobrinho, etc tendo aulas de Arte com a professora Acéfala?

Pessoal, nois começa agora falanu do Van Gogh, ele cortô a oreia fora! vixi, mano! o cara era doido! brisava muito! ele chamavasse (ela escreveu assim, cheguei na sala estava escrito essa palavra na lousa, sendo usada desta forma) assim pruque ele era holandeiz, lá da terra que vendi maconha pra todo munu. Devi di ser poriço (rss) que ele brisou a ponto de rancá a oreia fora!

Uma das frase mais lindas que ouvi da boçal foi a seguinte:
"Ah, eu gosto do Serra! Ele é palmarense qui nem eu." (vergonha da torcida duas vezes rs)
Bem, se ela vê a condição da escola e gosta do Mr. Burns o que eu posso fazer? Chorar? Rezar?
Fugir!!!!

Parece que este ano a escola recebeu os seres mais estranhos vindos de uma galáxia muito da folgada...
Há um professor Física viciado em internet, ele passa a maior parte (ou toda) da reuniões pedagógicas na internet, hoje, como a semana toda tiveram reuniões na escola e poucos alunos vieram pra aula, ele se aproveitou desse fato e ficou na sala de informática dos alunos!
Fingiu que ia pra sala de aula e ficou na sala de informática, quando a coordenadora e a inspetora viram, ficaram loucas com ele e a desculpa: "eu tenho um grupo no yahoo, uma lista de discussão para tirar dúvidas dos alunos (sei! acredito em papai noel também) e eu estava os ensinando a entrar, entendeu?"
Se ele não fosse viciado em internet -  a ponto de usar o pc da coordenação enquanto todos os outros pcs estavam ocupados por nós professores digitando nota - eu até poderia dar um desconto...
A coordenadora correu com ele da sala dele, deu um senhor sermão em alguém que deveria ter um pouquinho de ética, só um tiquinho, né?
Mas além de tudo, ele é uma pessoa chata, quando ele chega todo mundo já torce o nariz, ele se mete nas conversas pela metade, fala coisas nada a ver... um chato!

Outra figura muito interessante que chegou esse ano é um eventual que fica a tarde.
Bem, se ele, com aquela cara de velho, ainda é eventual, então está na última escala dos professores...
Não, não estou sendo preconceituosa, leiam o resto!
Estava eu terminando de fazer algumas coisas na sala dos professores, já tinha passado do meu horário e já entraria o período da tarde (ah! tem um menino na 5a série que se chama "Railander", lindo, né?). Este ser chega bravo com os professores que estavam em greve: "ah, eles fazem greve e eu não posso ganhar o meu e entrar na aula deles!"
Até onde eu sei a greve era pra defender justamente um tipo desses que ano que vem ou 2012 ficará fora da sala de aula, porque não há mais contrato que dê estabilidade a professores não concursados, acabou! Um ano sem poder dar aula... mas uma figura dessas nem sabe o que é isso, só quer entrar em sala, deixar os alunos bagunçarem em ganhar sua miséria de todo mês, capaz de votar no Mr. Burns também, tá tudo ótimo mesmo, né?
E outra coisa, como a greve foi dada como legal, não podem entrar eventuais em sala dos professores em greve. Quer dizer, alguém luta pra esse mesquinho ter direito a estabilidade e ele quer é ganhar o máximo de dinheiro que pode nas costas daqueles...
E ainda falava que tinha sido motorista de ônibus (e quico?).

O grande problema é que, no Brasil, professor é uma profissão fácil (só dá 4 horinhas e vai embora - ou será que vai pra outra escola?), ninguém vê como uma profissão que exige muito da pessoa (estudo, jogo de cintura etc) todo mundo vê como um "dinheiro fácil" é só ficar ali algumas horas aturando uns alunos...
Ninguém vê que esse "dinheiro fácil" não é tão fácil e nem merecido, merecíamos mais, mas enquanto for vista dessa maneira a minha profissão atual, infelizmente, ela vai se encher de velhas muquiranas, eventuais acéfalos e fominhas, e viciados em internet que tem uma boa desculpa pra fazer da escola sua lan house...

Ou seja, o Império ainda está na frente nessa batalha...

domingo, 2 de maio de 2010

Vários assuntos num só post

Só faltam 3 meses para eu sair do Brasil... é uma mistura de ansiedade de pôr tudo em dia, me organizar e ansiedade do que me espera...

No momento tenho algumas coisas que pretendo fazer, como doar algumas coisas e confiar coisas a alguns "guardiões" merecedores de tal ato...
Bem, a minha ideia de vender coisas não foi pra frente, dá trabalho organizar, catalogar e tal... as coisas que pretendia vender, claro, não é tudo que quero vender... algumas pretendo um dia ter comigo de novo e outras confiar a alguns amigos que sei que guardarão e usarão com carinho as coisas, se eu voltar, tenho certeza que devolverão - se é que eu vou pedir, é quase presente mesmo rs - e se não voltar, ficarão como uma lembrança minha, do meu amor por estas pessoas.

Meu irmão vai se dar bem, impressora e a mala menor já ficarão com eles... vou ver o que mais ele vai levar...
Meus cds não pretendo vender, doar ou confiar a ninguém, ficarão queitinhos me esperando, quem sabe... livros ainda não sei, dvds tenho algumas ideias...

Meus alunos roqueiros gostam de mim!
Esta é conclusão que cheguei, afinal, vou com camisetas de bandas e comento com eles bandas e músicas.
Outro dia uns alunos do segundo ano faziam uma espécie de Stop! de bandas: escolhiam uma letra (como na brincadeira de Stop: conta-se os dedos das mãos que são colocados pra jogar) e saiu a letra "L". Daí eles falavam "Link Park" e o outro "Legião Urbana" e o terceiro: "Pô! essa você desenterrou" e aí eu me meti na brincadeira:
"Led Zeppelin! se quer tirar poeira, vamos lá!"
"Putz, professora! E eu não lembrava de nenhuma!" (isso porque achou ruim falarem em Legião Urbana rs).
E eu: "tenho mais uma Lynard Skynard" e o primeiro: "é liner skiner que fala? pensei que era lainer skainer! legal!"
E o mocinho que reclamou do Legião me encontra depois da greve e diz: "pô professora, o Led Zeppelin ainda tá enroscado aqui rsrs"

Também tenho que comentar da greve por aqui... e das professoras "velha muquirana" e mais nova: "a eventual acéfala"... merecem um post enorme!

O outro, do Lynard Skynard, veio me dizer, dia desses, que comprou um dvd do Led Zeppelin de um show de 1975 e que amou! Nem eu vi, mas que bom que influencio bem rs
O que eu chamarei de segundo na turma do Stop ficava com o celular no ouvindo, tocava Red Hot Chilli Peppers e eu "vamos desligar o Red Hot! Nada de Californication agora!" e ele ficou todo contentinho por que eu gosto e conheço os Chilli Peppers rs
Outro, de outra sala, vem com a camiseta de Help! dos Beatles e eu "gostei da sua camiseta!" outro dia ele vem com The Who e sabe "Who are who" ... na outra semana, The Cult e ninguém sabia pronunciar... ainda brinquei com ele falando de um moleque vesgo que anda fazendo sucesso aqui no Brasil e graças a Deus ainda não ouvi música nenhuma dele, só soube que ele era vesgo rss e brinquei com o nome do molequinho canadense: Justino Bebê rsrs só eu pra aprontar assim... neste dia ele estava com a camiseta do Led Zeppelin e contei a história na outra sala do Stop!
No terceiro ano tem um aluno meu que já contei no antigo blog, ele é fã de The Clash e Ramones, adora punk rock e eu sempre o chamo por "Hey Ho! Let's Go!". Ele e os amigos me perguntavam se eu fui no Metallica, não, eu não fui...
E as meninas me perguntaram (de todas as séries - e eu nem imaginava que o Coldplay era tão conhecido assim rs) se o Chris Martin é bonito pessoalmente, como se eu o tivesse visto do meu lado, tá... em Shiver ele estava super perto, mas os ogros me atrapalharam bem... mas foi um grande show...

Isso porque eu não contei pra eles que já vi o Green Day!!! Bem lembrado rs

Faz um ano que estive em Paraty e a cidade merecia um lindo post, assim como o show do The Killers e do Coldplay, estou devendo...

Sai da revisão, ando muito mal da visão... tenho exames pra fazer então preferi me resguardar... tenho percebido cada vez mais dificuldade de ler, a cabeça dói e enquanto não fizer os exames - que estão marcados e demora a chegar minha vez - não posso mudar o grau e isso tem me prejudicado muito... dor de cabeça todos os dias e fico muito irritada...

Andei deprê esses dias...
Tenho conseguido me manter bem na maioria das vezes, mas há coisas que nos derrubam e derrapei... estou beeem melhor agora, organizando minha vida pra nova fase que não terá essas coisas que me desabam por perto e espero que não venha a existir outras para fazer isso, mas a vida é cheia de obstáculos, não posso sonhar com tudo perfeito, vou ter que continuar firme e enfrentar todas as "armadilhas" da próxima fase da minha video-game life.