sábado, 30 de maio de 2009

Jogo rápido e venenoso

Assisti ao show do Andrea Bocelli no Museu Paulista (vulgo Museu do Ipiranga) quer dizer, no Parque da Independência, eu, um amigo e a mãe dele.
Chegamos lá e era uma senhora muvuca, algo do tamanho da morte do Iatolá Komeini (só eu lembro dele aqui? rss), tudo porque foi falado na tv, ou vocês acham que a maioria que estava lá iria porque é grande fã de ópera?
Depois tive a certeza, chamaram ao palco a Sangalinha e o povo foi a loucura, entendi tudo, sabiam que iam ver aquele lixo que se diz cantora...
Quando a anunciaram disse ao meu amigo: tô indo embora agora!
O povo ao meu redor me olhou feio, umas tontas com cara de axéxu fanáticas...
Não sai do meu posto, se saisse dali que tinha uma boa visão, elas pegariam pra ver a musa do galinheiro delas... não sai, de propósito! sou má? nada!
sou péssima!
Todo mundo felicinho porque disseram que ela está grávida.
Problema dela, não meu!
Depois vai fazer como a versão genérica dela que levou o bebê pra turnê pra exibir, a criança ficou doente e vai ela exibir o bebê no hospital... me poupem...

Ela não sabia nem a música do Roberto Carlos que ia cantar, foi olhar o papel pra ver a letra certa... que interessante! Vai cantar num show sério e nem sabe uma música fácil dessas em português! Imagina se ela sabe algo de italiano, apesar de fazer gracinhas fingindo traduzir e os bobos alegres fãs da lixeira riam e se divertiam... aff... estragou tudo! final dos piores!
Coitado do Andrea... não merecia isso...

Show do Oasis no Anhembi
Outro fiasco, apesar de ter ouvido as músicas que gosto muito, mas não todas que amo.
Achei um show totalmente parado, sem emoção com poucos momentos realmente vibrantes.
Assisti ao show de uns caras marrentos cansados...
Liam nem tinha voz...
Tudo muito de má vontade...
Fora a distância absurda da banda - com a separação da pista vip...

Valeu rever os amigos antes do show, durante e depois.
Ouvir algumas coisas legais e ter visto o Liam cantando do jeito peculiar dele... mas só...
Acho que o show do Radiohead deve estar influenciando a minha crítica... mas os Gallaghers foram médio... pra quem nunca tinha visto o show deles, tá bom... nem pretendo assistir show nenhum deles...

Top 5 dos shows que ainda quero ver e nunca vi:

Manic Street Preachers
Snow Patrol
Morrissey
Foo Fighters
The Cure (eles ainda existem? rs)

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Cair na real

Há coisa de mais ou menos um mês (no máximo dois), estava eu explicando a uma turma do primeiro ano do Ensino Médio este poema:

X. Mar Português

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena?
Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas foi nele que espelhou o céu.

(Fernando Pessoa)

Eu teria que explicar com outro poema - depois - Alphonsus de Guimaraens (o famosíssimo poema da Ismália) sobre a diferença do mar visto nos dois poemas, além de falar da expansão marítima portuguesa (o que isso tem com aula de português? tudo a ver! como a língua portuguesa chegou aqui? hein?) no poema do Pessoa.
Bem, claro que eu continuo com a minha ironia e sarcasmo sempre muito presentes... acho que vocês teriam curiosidade de ver uma aula minha... rss

Em dado momento, comento que muitos não voltaram (deixaram mães, filhos e noivas esperando) ou porque morreram ou porque se interessaram em viver em outro canto da terra, quem sabe se encantaram por uma hindu ou uma africana?
E disse que eu não confiaria em homem nenhum, nem no meu pai - o que é verdade - e claro, poderiam ter deixado a noiva esperando pro resto da vida e arrumado outra na África, Ásia ou Ámerica... e eu que não coloco minha mão no fogo por nenhum!
Uma aluna se indignou comigo (dou aula pra ela desde a quinta série) e disse: "todo homem, não, professora!".

A menina em questão estava toda feliz com o primeiro namorado, entendi o lado dela, o da ingenuidade da vida que agora desabrocha, todo mundo é bom, tudo é lindo, romântico, a vida é feita de sonho...
Cheia de fotos no caderno do namorado, não se cansava em dizer o quanto ele era maravilhoso e ficava feliz de fazer 3 meses de namoro, contava os dias, relembrava o comecinho do se gostar pras amigas e tudo isso eu entendo como é, a euforia, a alegria de estar com alguém. Estar apaixonada.
Bem, só pensei que ela era muito nova pra entender o que eu queria dizer e esperava do fundo do coração que ela não viesse a sofrer nenhuma decepção.

Hoje, chego na sala, primeira aula. Ela, toda vermelha com os olhos inchados de tanto chorar com as amigas do lado. E elas viram pra mim e dizem:
"Adivinha, professora" e eu: "terminou?"
Ela só acena que sim com a cabeça, chorando com as amigas. Fiz uma cara de estar chateada por ela.
Mesmo com todos os meus afazeres em sala de aula, fiquei prestando a atenção nela, na tristeza, no rasgar as fotografias, no não parar de olhar o celular esperando uma mensagem...
E a amiga do lado dela falando do quanto o namorado dela é maravilhoso, contando historinhas... e perguntando pra ela: "por que será que ele não responde suas mensagens?" e a menina só deu um movimento de ombros querendo dizer "sei lá".
A amiga tinha um sorriso escandaloso nos lábios... fiquei pensando "isso que é amiga..."
Queria ter falado com ela no final da aula, mas a cada momento ela estava com uma outra amiga que a abraçava ou falava alguma coisa sobre o que fazer...

Só pensava em dizer a ela: espero que vocês voltem, se não voltarem, um dia perceberá que foi melhor assim, na hora, a gente nunca se liga disso... ou não quer aceitar... o importante e o difícil é que a inocência se foi...

Não que todos os homens são canalhas, mas que as pessoas são falíveis, somos humanos, né? Cheios de erros e defeitos... e que a gente aprende muito com a dor, aprende a perder a ingenuidade, a cair na real e perceber melhor o mundo que vivemos, que ele não é como a novelinha de aborrescente da tarde ou como os filminhos felizes para sempre.
É muito mais complicado que isso uma relação amorosa...
E que não é fácil, mas não impossível.
O importante é não sonhar demais e se frustrar depois... e guardar a experiência...
Como diria Pessoa: tudo vale a pena se a alma não é pequena!

É quase como um rito de passagem, não?

Preferiria que ninguém passasse por essas coisas, por mais que reclame da escola eu me apego pra caramba a essas "crianças", são quase como minhas, me preocupo mesmo...
E torço pela felicidade deles... acabei de me lembrar, de novo, daquela cena do Kevin Arnold e o pai dele...



sábado, 23 de maio de 2009

Como diria Sir Paul McCartney: Live and let die!

Tem coisas na vida que se tornam muito divertidas, por exemplo, ler Harry Potter!
Quando eu ia esperar que acabaria gostando tanto dos livros?
E até percebendo as mudanças dos personagens, através do fator idade e o amadurecimento dos personagens através dos acontecimentos da trama...
A impressão que tenho é como se estivesse lendo as aventuras de alguém que conheço bem já... é bem engraçado isso. E a curiosidade por terminar os livros me consome!
Ainda estou na Ordem da Fênix - tive que parar para fechar notas, corrigir trabalhos... - mas já passei bastante da metade!
E pensar que esse já é o terceiro livro da saga esse ano que leio! Tô muito rápida e viciada!

Além de viciada em séries... vixi... agora que aprendi a baixar torrent... sai debaixo! rss

Outra coisa é ser ofendida e levar na boa, na esportiva, sem ligar tanto, só ficar um pouco chateada de saber quais são as pessoas com quem andei compartilhando minha amizade pura e inocentemente e não merecem nem o pão que o diabo amassou, no final das contas. Mas nem isso me tirou do sério, só fez com que eu colocasse a cabeça no lugar: tem pessoas que realmente nunca irão crescer e não adianta você ser legal, vão sempre abusar da sua bondade. Irresponsáveis e covardes não crescem! Só dão dores de cabeça que eu não quero ter!
Então, o que fazer?
Chorar de raiva?
Não!
Deixar pra lá...
Estou aprendendo que não adianta mesmo. Que o importante sempre será o que eu faço e o quanto tenho a consciência tranquila, isso é o importante.
Os outros?
Eles que se preocupem com eles mesmos! Ora!

Até na escola e em casa estou ignorando os problemas!
Ignorando eu quero dizer: não me contagiando com eles!
Talvez porque eu esteja focada numa idéia (quando vou tirar esse acento? adooooro acento!) e se essa ideia vingar mesmo, logo saberão ;)
Quando me foco em uma determinada coisa isso sempre me ajuda muito, mas acho que estou muito mais equilibrada, atenta e consciente do que estou fazendo.

Parece que realmente consegui armar um escudo pra me proteger contra todo tipo de coisa ruim... espero continuar forte com meu Patrono rsss
Aquela história de "Expectro Patronum" funciona que é uma beleza!
Obrigada, Harry James Potter! (e J.K. Rowling rs)

terça-feira, 19 de maio de 2009

Poeminho do Contra

Todos esses que aí estão
Atravancando meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!

(Mário Quintana - Prosa e Verso, 1978)

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Winston Smith versus Ingsoc

Você já se imaginou como uma espécie de Winston Smith lutando contra o Ingsoc?

Percebendo que tudo está sendo manipulado e que querem te controlar também? Além de saber que está sendo vigiado?
Quer dizer... vigiado e controlado é quase a mesma coisa, não? Afinal, fazem parte da mesma coisa doentia: o poder...

Sabe qual a sensação?

Estranha... mas vencerei o Grande Irmão!

segunda-feira, 11 de maio de 2009

"No matter what happens now/ I won't be afraid/ Because I know today has been the most perfect day I've ever seen"

Era o show esperado por todos, por mim, espero por 15 anos, desde o dia que ouvi, em 1994 e foi meu primeiro hino ao fracasso amoroso.
Como poderia dar tão certo?
Como poderiam surgir os "creeps" depois dessa música? Eu devo ter sido a primeira.
Chorei muito ouvindo essa música, sofrendo dramaticamente (coisas de quem ainda estava saindo da adolescência, mas parecia não querer sair...) por um cara que tinha namorada e não a deixaria pra ficar comigo, a melhor amiga - dureza - Creep era a minha salvação. Era o meu consolo, saber que mais alguém consegui exprimir o que eu sentia em música.

Comprei meu ingresso no primeiro dia de venda, o medo de perder o show dos meus sonhos seria um pesadelo rs
Aguardei pelos nomes que também tocariam no evento.
Estava preparada para que o Radiohead não tocasse todas as queria ouvir, afinal, eram cds de mais e nenhum show no Brasil pra contornar essa carência de ouvir todas essas faixas ao vivo. Só que o pior foi quando soube do Losermanos... aí foi dose...
Mas não falaremos dos inomináveis, falemos de coisas boas!

Esquenta e Aqueles que não se deve nomear
Um dia depois do meu niver, que presente pra mim!
Ainda encontrei com amigos e dividi meu bolo de niver com eles, uma forma de fazer um "esquenta Radiohead", minha prima que ia comigo estava preocupada, os amigos dela queriam chegar cedo pra pegarem bons lugares, deixei que ela fosse na frente. Não ia chegar cedo e aturar vocês-sabem-quem, não, não queria ouvir nem falar naquelas coisas...
Batemos um bom papo no shopping, comemos bolo e fomos tranquilamente pegar o bus pro show - no Terminal Bandeira - o ônibus que estava saindo estava abarrotado de gente, esperamos outro, éramos quase primeiros da fila pro próximo bus, pra que se estressar?
Minha prima me ligava perguntando onde eu estava, preocupada de não nos encontrarmos e marcamos um "bat-local" pra saida.
Chegamos na Chácara do Jóquei e a entrada ainda era longe... em outra rua... mas escutávamos de lá Voldemort e seus aceclas rss
E eu pensando "tomara que quando eu chegar lá dentro já tenha acabado essa merda!!"
Infelizmente não foi assim, daí resolvi fazer meu protesto e "assistir" ao show de costas. Fiquei de costas quase o show todo - ou o que restava do show que pra mim foi torturante, pareciam dias intermináveis - tirei fotos com os amigos, tirei fotos minhas, xinguei um monte e queria ver algum daqueles fãzinhos que mais pareciam emos virem tirar satisfação comigo. Será que fã de losermanos é emo?
Pelo menos pareciam com aqueles cabelos e seus montes de pares de all star... umas meninas pareciam chapadas cantando, pulavam como loucas, pareciam em transe, gritavam as músicas como se estivessem num Festival da Canção de 1968. ah! é ! eles pensam que são Chico... só se for ficar de chico rss
Achei os fãs deles a coisa mais bizarra que já tinha visto na vida (e olha que já vi tanta coisa na vida...), pareciam bandos de tresloucados metidos a intelectuais, parecia que todo mundo ali morava na Vila Madalena e não fazia nada o dia todo (o que deveria ser mesmo verdade) e papai paga as contas do psicanalista e a escolinha cara de violão.
Papai também vai pagar o médico do pulmão quando ele se estourar de tanto cigarro e baseado e congêneres?
Achei um bando de ridículos!! Como a banda que eles amam! Público e banda casam certinho! Casamento perfeito!

Ainda eles tocavam e resolvemos tentar achar minha prima, claro que não ia achar mesmo, mas o Pésio usou isso de desculpa para nos infiltrarmos nas trincheiras inimigas enquanto eu passava e gritava "acaba logo, porcaria!"
Fomos até onde conseguimos, sabíamos que os fãs doentes, tietes histéricas por barbas iriam embora assim que a festinha hippie de boutique deles acabasse. Dito e feito!
Fomos mais ainda pra frente!
E eu vi estupefada umas meninas (se elas não estavam chapadas, eram realmente doentes mentais...), elas falavam entre si: "Gente! acabou! eles estão indo embora!!! Acabou mesmo!!!". E se olhavam com caras de espanto, de sofrimento, como se Deus tivesse as largado no purgatório naquele momento... como se estivessem saindo de um transe... é, os hipnotizadores de pseudo-intelectuais tinham ido e o surto tinha acabado... precisariam de uma nova dose pra viver, quem sabe no Sesc Pinheiros... com um bom baseadinho, disfarçado no cigarro de canela... quem sabe na Sociais lá na USP se fingindo de comunistas que vão embora de Hiundai pra casa...

Kraftwerk
Já tinha visto alguns clipes dos tiozinhos na MTV, nada que me chamasse a atenção. Só que o show deles foi muito diferente: aqueles quatro senhores em seus "laptops" que todo mundo dizia ao meu redor: estão conversando no msn, escrevendo recados no orkut! Orkut não! Facebook, Myspace! Me surpreenderam, principalmente com o tanto de gente ao meu lado cantando as músicas deles...
Os efeitos dos telões eram o mais legal!
De se encher os olhos e uma das músicas me chamou a atenção por saber que o Franz Ferdinand "roubou" o comecinho deles... ou um pouco da melodia...
só que eu só ia ficando mais ansiosa e não via a hora daqueles senhores terminarem com o show...
Ainda mais com um cara muito louco, com a camiseta do Radiohead feito turbante e barbudo, parecia Osama bin Laden meio indiano...
Ele enrolava seu baseado e um casal apareceu pra conferir o negócio, não era bem um casal, era um casal de momento talvez, sei que ela tirou foto dos dois e dela fumando baseado, foto do baseado... pelo sotaque era do interior, típica mocinha de família interiorana cheia da grana que paga as vontades de virgenzinha pura (pra eles, claro)... sim... aquela que fumava um senhor baseado (talvez com sentido fálico, quem sabe? rss) e que pra conseguir o seu despachou o rapaz que estava com ela e deixou o Osama dar umas paqueradas nela. Coitado, não conseguiu nada, ela, em compensação, conseguiu: seu baseadinho e uma historinha pra contar pras amiguinhas que não sabem como é o povo de São Paulo (e muito menos a amiguinha do interior).
Aquele fedor de maconha era o pior, insuportável... já estava me imaginando, outra vez, ficando chapada passivamente... como na escola...

Finalmente eles!
Demorou para montarem o palco, tudo diferente com aqueles cristais e toda aquela parafernália, homens que subiam ao teto do palco para organizarem tudo. Perfeccionismo, cores estavam por vir.
Apagam-se as luzes e... a plateia explode!
O primeiro que consigo visualizar no meio da gritaria e loucura do público foi Ed O'Brien, ver Ed foi como um sonho: ele estava ali, o mais lindo deles (eheheeh) do meu lado, iria tocar o show inteiro do lado que tive a sorte de ir.
Vi Thom Yorke a seguir e pensei comigo "p*ta que pariu! é ele mesmo!!! é de verdade! é real!ele está ali no palco e eu estou vendo-os de perto!!"
Todo mundo pulando muito e começam com "15 Step". Quando tocaram There There não teve jeito de não me empolgar e perceber que todo mundo estava empolgadaço!Uma menina ao lado pula segurando na minha mão rss isso foi muito engraçado rs ela se segurava pra pular e aí olhei pra ela, ela olhou e percebeu, tipo "o que eu estou fazendo?" rss

Pra mim, o primeiro grande momento, depois do comecinho, foi com Karma Police! Como eu cantei/gritei a plenos pulmões!
Parecia que todos ali estavam hipnotizados... íamos acompanhando a voz de Thom Yorke e eu admirando a todos no palco, vendo o Johnny tocando com os cabelos na guitarra, daquele jeito costumeiro... Ed O'Brien um colírio, Thom magnífico, espetacular ver aquele cara feinho com voz dos deuses...
Aquele palco era impressionante... o telão, as imagens atrás do palco que davam um toque todo especial, mostrando ângulos dos rapazes tocando... valeu cada centavinho!
O engraçado é que ao vivo eu gostei muito mais das músicas do Kid A e Amnesiac, até quando os ouvi pra me esquentar pro show eu também curti! Parece que eu precisava de maturidade pra entender essa fase do Radiohead... o Pérsio também disse isso na sua "resenha" sobre o show...
Fiquei ansiosamente esperando pelo final, queria que repetissem o que fizeram no Rio: Creep!
E foi maravilhoso ouví-la depois de tantos anos, lembrar que a primeira música deles, foi a primeira que ouvi e que marcou uma fase da minha vida, uma fase realmente "creep"...
Foi fantástico, fazia tempo que não ficava me espremendo num show pra assistir mais de perto...
Cara, eu vi o Radiohead! A ficha ainda não caiu!

Setlist:
15 Step - There There - The National Anthem - All I Need - Pyramid Song - Karma Police - Nude - Weird Fishes/Arpeggi - The Gloaming - Talk Show Host - Optimistic - Faust Arp - Jigsaw Falling Into Place - Idioteque - Climbing Up The Walls - Exit Music (For A Film) - Bodysnatchers. Bis 1: Videotape - Paranoid Android - Fake Plastic Trees - Lucky - Reckoner.Bis 2: House of Cards - You and Whose Army - Everything In Its Right Place. Bis 3: Creep

sexta-feira, 8 de maio de 2009

This life is lived in perfect symmetry


Não estava tão empolgada a ir ao show do Keane, mal sabia se ia ou não, meio que resolvi de última hora. Ainda havia ingressos para meia entrada e decidi ir com minha amiga Jac. Gostava de algumas músicas deles, ouvia sempre o novo cd e achei que seria legal assistir ao show, gosto das músicas deles, acho-os bem talentosos. E mal tinha ideia (ai, me acostumar com ideia sem acento tá difícil!!!) do sucesso e tanto de fãs que eles têm por aqui.Como ouço muito pouco rádio, não sabia que as músicas deles são hits, pra mim são hits do meu pc e aparelho de som em casa, ou entre meus amigos fãs de britrock/pop.Cheguei no Credicard Hall já era quase 18:30 h, a fila era gigante.
Lembrei que há quase 9 anos assisti ao Blur ali e nunca mais estive novamente por lá - todos os demais shows que fui, foram em outros locais. Não lembrava a lonjura que é o Credicard, saio de um fim do mundo e fui pra outro... sai de casa não eram nem quatro da tarde...Encontrei Jac e Bruno quase primeiros da fila - tinham chegado por volta do meio-dia... e havia uma grande briga entre fãs.Dois fãs clubes que são rivais, fãs que vieram de outros locais - como
Curitiba - e chegaram bem cedo brigavam.Brigavam porque o fã clube queria passar seus "associados" na frente, claro, quem veio de van de tão longe e chegou cedo não ia aceitar e
gritavam "fã clube, vai tomar no c*!"Vi aquela loucura e fiquei com medo de apanhar, eu só peguei meu ingresso com a Jac e me mandei pro final da fila, eu? encrenca com
aquele povo todo histérico? Nem pensar!Sentei lá no final, que logo deixou de ser final da fila, e fiquei esperando... pensando que depois teria que dar um jeito de encontrar o
povo no final, ainda bem que existe celular!

O famoso chato da fila
Na minha frente uma menina ouvia seu i-pod e na frente dela um cara exibido - o que tinha de gordura era pouco pra exibição da figura - falava em alemão ao celular (nem sempre é bom existir celular rs). Não sei se fazia aquilo só pra se exibir, afinal, falar inglês, mais da metade ali sabia um pouco, vamos se diferentes, né? Vamos pra língua da Nina Haagen!Logo uma amiga do fulano chegou e aí começou o gorducho a falar em plenos pulmões de milhões de shows que foi, de milhões de músicas e o mais lindo de tudo, a breguice da música que ele tinha no celular como
"ringtone": Careless Whispers do Whah!, aquela mesma que o George Michael finge que gosta de mulher no clipe e o Eli Correia usava no rádio como comercial do hidratante Monange por anos a fio...Será que ele queria que ligassem do motel pra ele? rss Acho difícil alguma mulher aturar cara tão exibido... deve ser um grande carente afetivo... não sei como essa amiga o aturava... ela ouvia as babaquices dele e ficava com um sorriso meio amarelo... Porque eu estou mais do que acostumada a "exibido da fila de show" sempre tem um panaca que acha que é a única pessoa da face da terra que foi a shows...
O cara era insuportavelmente chato! E falava alto! Daí começou a imitar meus alunos (e eu que achava que só funkeiro/cohabeiro fazia isso): deixava o celular tocando com as musiquinhas pra ficar contando história de cada uma delas pra amiga...A amiga fazia o mesmo e ainda falou, que tonta!, que tinha música até de Sandjunior no celular... O que eles faziam ali?Acho que eram duas baleias que encalharam ali no começo da marginal e resolveram assistir ao show...A menina do i-pod ficava nervosa, não conseguia ouvir seus sons, os rapazes atrás de mim, riam do cara, falando do tipo "que cara babaca! coitado, só em fila de show se realiza!"O mais difícil de esperar mesmo era isso... fora ele dizer que já tinha ido até em show de axexu e sertanojo - é o típico arroz de festa (com muitas calorias) facinho e que ninguém quer...Se existir um campeonato de babacas, acho que ele ganha de rei momo!Ele superou todos os que já ouvi em filas, um porre! E de whisky paraguaio!

Entrada
Até todo aquele mundo de gente entrar, demorou... e eu continuava a aturar o chato-rei. Quando entrei, tinha desencanado de pegar um bom lugar, imagina, tanta gente na minha frente. Fiquei tranquila, fui ao banheiro, guardei minhas coisas na chapelaria e aí fui pra pista que olhei com encanto e corri: um canto sobrando perto da grade, do lado esquerdo do palco! Eu iria ver o Keane de perto, mesmo que de lado!Acredito que o pessoal não tenha ficado tanto por ali, porque é a entrada dos deficientes físicos. Há um lugar para eles e depois a nossa grade, ou seja, dá um pouco mais de distância do palco, mas pra quem achou que ia ter que pular o show todo pra ver algo, estava maravilhoso aquele local!Agarrei ali pra ninguém me tomar o lugar, ainda fui comprar um coca, mãe e filha do meu lado guardaram o lugar, também guardei pra elas
comprarem cerveja. E ficamos ali, pertinho do palco, esperando. Tentava procurar Jac e Bruno e consegui identificar o Bruno na grade, na frente pro palco, acenava e ele não me via. Ele parecia rezar ali rss com as mãos juntas, agarradas à grade. Até que ele me viu e me mostrou pra Jac, já não estava sozinha, sabia onde ele estavam.

Fresno
A banda de entrada foi o Fresno, disseram ser fãs do Keane, não conheço nada deles, acho que uma música ou outra eu até me lembrei de ter ouvido por aí, mas só.O vocalista dando uma de Tom Chaplin no piano e cantando, foi um vexame, cantou mal pra caramba!Mas tudo bem, fizeram a parte deles, eu sabia que tinha algo pior pra eu aturar dali uns 15 dias: Losermanos na abertura do Radiohead, então, o que era Fresno e seu som aborrecente sem pretensões pra uma bandinha metida a intelectual, salvadora da música brasileira? Melhor ouvir Fresno! Pelo menos são humildes!Tirei fotos da banda pra pôr no orkut, caso algum aluno que fosse fã visse, só pra ficarem com inveja rss (que professora má!)

Expectativa
Quando o rodie colocou um microfone do nosso lado eu pensei "isso vai ser bom!". Afinal, nosso cantinho seria visitado!Um casal do meu lado, tenta me roubar o lugar, com quem foram mexer? O namorado ficou do meu lado e a namorada do outro, querendo me tirar dali, como eu sou osso duro de roer ela teve que se contentar em ficar na frente do namorado, eu não cedi um milímetro pra ela, se cedesse, ela entraria no meu lugar, eu ficaria entre os dois e o brutamontes-orc
ficaria tampando minha visão - vai esperando! Chegasse cedo! rss

...E eis que entra o Keane e o público entra em delírio!Começam com "The Lovers are Losing" do novo cd que acho liiinda!A presença de palco de Tom Chaplin é vibrante, ele pula, canta, parece
se doar ao pública, canta lindamente, sua voz é tão bela como nos cds... Vai a todos os cantos do palco, nos aplaude, vibra pra que cantemos com eles. Parecem alegres em ver as bexigas coloridas e toda a festa que os fãs prepararam para Tom - que tinha aniversariado no domingo (o show foi numa terça, dia 10/03/09). A banda tocava com muita vontade,animados! Lembrei logo do show do Pearl Jam e a vontade, animação e carisma com que tocaram aqui também.Assim como Ed Vedder, Tom Chaplin também arriscou falar em português, muito bem pronunciado, diga-se de passagem.Parecia muito feliz de estar ali, se era encenação, ele é muito bom ator. Diferente da plateia (também sem acento agora) que estava realmente maluca e lotou o Credicard Hall, olhar para trás e ver o Credicar lotadaço, o pessoal todo em pé cantando e dançando com a banda, foi lindo! Foi emocionante! Incrível! Só tinha visto uma cena assim no primeiro show do U2 aqui!
Ouvir as famosas como Everybody's Changing ou This is the last time foi incrível, mas foi arrepiante ouvir "Atlantic", acho liiiinda!!
Aquele clipe em homenagem ao "sétimo selo" é demais!Tom Chaplin tocou pertinho de mim na parte "acústica" do show, que fofo ele estava!Mas a banda todo merece destaque pelo entusiamo e empenho.
Show memorável!


Setlist:
The Lovers Are Losing, Everybody's Changing, Bend And Break, Nothing In
My, Again & Again, Atlantic, This Is The Last Time, Spiralling, Playing
Along, Try Again, Sunshine, You Haven't Told Me Anything, Leaving So
Soon?, You don't see me, Perfect Symmetry, Somewhere Only We Know,
Crystal Ball, Under Pressure (do Queen), Is It Any Wonder? e Bedshaped

Pra guardar na memória:
A deficiente não aguentou ficar sentada assistindo, mesmo com passos vagarosos e difíceis, foi até perto do palco, perto dos seguranças cantar com a banda... fui telespectadora de uma cena memorável... Do quanto a banda é querida por aqui... E fiquei tão sem palavras ao ver
aquela moça fazer um esforço enorme porque o show a contagiou a ponto de fazê-la levantar... Se eu ainda me lembro bem, ela fez isso em "Is it Any Wonder", quase no final do show, acho que ela resistiu ou foi guardando forças para este momento.

terça-feira, 5 de maio de 2009

Lolito strikes again!

Na sala de aula, ele me perguntando sobre algum exercício e outras duas meninas por perto.
Uma das meninas:

Loirinho! Loirinho! Nooossa! Como ele é sério! dá risada!

E ele sério. A menina tentando brincar com ele...
E eu:

Acho que você vai ter que fazer mais que isso rss

Ela: Só se eu fizer cócegas nele, prof!

E ele sai sem graça.

É, Lolito chamando a atenção, mas não se importando, ele é muito moleque, parece que ainda não entendeu que tem que se deixar mostrar pras meninas rss
Depois ele ria, entre os amigos, no clube do bolinha da sala. Muito meninão...


Hoje, na sala dos professores, ele veio entregar um trabalho, a professora para a qual ele entregaria, não veio. E eu disse isso a ele.
As outras professoras perto de mim comentam:

- Nooossa! Que menino bonito!

- É mesmo, né?

Lolito balançando corações rs

Duas coisas (ou três...)

1. Sobre o post que a grande maioria achou que estava remoendo as coisas, eu queria dizer que não me senti dessa forma ao escrevê-lo.
No final das contas, fez muito bem pra mim, eu fiquei muito melhor, algo como se o desabafo que precisava pôr pra fora tivesse o resultado realmente esperado: seguir em frente de bem comigo mesma!
Estou muito mais centrada, tranquila e sem aquele "e se..." ou "poxa... por que não eu?" nada!
Muito bem com a minha vida e as conquistas que fiz, apesar de muitas vezes eu mesma não vê-las, mas elas existem, são conquistas internas e isso me deixa feliz!

2. Ainda posto essa semana - eu espero - os shows do Keane e do Radiohead num único post, sábado irei ao Oasis e eu ainda tenho a muvuca do Andrea Bocelli no Museu do Ipiranga pra contar...

3. Espero pôr em pouquíssimo tempo no ar as outras duas partes das minhas viagens de janeiro - ainda mais que voltei esse findie de Paraty... mais uma história pra contar...

só preciso tomar vergonha na cara, desligar o msn e terminar de "lapidar" os posts!
boa sorte pra mim! rss

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Isso pode?

Estava no trem quinta-feira de manhãzinha, já esperava não sentar mesmo aquela hora da manhã...
Algumas pessoas fazem o seguinte para sentar, pegam num estação e voltam até Fimdomundópolis, assim, como o trem pára ali e volta, elas ficam sentadas...
Havia um grupo de adolescentes sentados que, claro, não levantaram em Findomundo, devem ter pego na estação anterior para irem para escola sentados. Estavam com o uniforme da escola a E.E.São Paulo, que fica lá no Parque Dom Pedro.
Quem não tem dinheiro pra escola particular e quer que seus filhos não fiquem, vamos dizer, 'expostos' (numa escola como a minha) vão para escolas no Tatuapé, Penha ou até mais longe - como neste caso.
Os adolescentes eram negros e logo pela conversa descobri que uma das meninas era irmã de um dos meninos (eram 2 duas meninas e 2 meninos).
Ele tratava a irmã da seguinte maneira enquanto ela se maquiava no trem (prática comum, a pessoa sai atrasada de casa e faz até a unha no trem):

- Não adianta nada, sua macaca! Não vai ficar bonita! Com essa sua cara de 'nêga feia'!

Ela reclamava (aquela coisa de irmãos brigando)
O outro garoto se referiu a esse da seguinte forma:

- Olha seu beição! (e se matava de rir!)

A irmã do garoto ofendido respondeu:

- E o seu beiço não é muito menor, né?

Riam dessas "gracinhas" racistas feitas por eles mesmos...
E aí? Isso pode?
Negro "xingar" outro negro com palavras racistas?
E se eu, branquela, falasse isso?
Eu não posso porque não sou da mesma etnia, mas quem é da mesma etnia pode se referir um ao outro de modo tão baixo?
Eles deveriam dar o exemplo, indo estudar num lugar que acham que seja melhor e com pais que acham isso, deveriam dar uma educação contra o preconceito. Quando mais eles próprios se referem a si mesmos assim, quem terá respeito por eles?
Eu não sou preconceituosa, não me refiro assim às pessoas, mas se elas mesmas se referem, o que adianta tanta luta contra racismo e Dia da Consciência Negra?
Cadê a consciência?